quinta-feira, 5 de junho de 2008

Atletas do SCS com forte presença cá dentro... e lá fora!

Os atletas do Surf Clube de Sesimbra (SCS) continuam a marcar uma forte presença nos vários circuitos nacionais, bem como em algumas provas dos Circuitos Mundiais.

No Skimboard, os quatro Campeões Nacionais de 2007 do SCS, Diogo Conceição, Filipa Pinto, José Campos e Simão Pinto, foram homenageados pela Câmara Municipal de Sesimbra no dia 4 de Maio, feriado municipal, numa prova do reconhecimento e importância que a autarquia atribuí às modalidades de ondas promovidas pelo SCS.



O Circuito Nacional de Skimboard 2008 entretanto já arrancou, e após duas etapas (uma das quais organizada pelo SCS na Praia do Meco), vários atletas do SCS estão boas possibilidades de alcançar (ou renovar) o título de Campeão Nacional. Em Sub-12, e apesar do seu adversário mais directo estar na liderança da classificação, Manuel Berberan está na 2ª posição, e com uma boa prestação nas duas derradeiras etapas, poderá ainda conseguir alcançar o tão desejado título. Nos Sub-16, a disputa é entre atletas do SCS, com Eduardo Joaquim e Simão Pinto nas primeiras posições, e com possibilidades do primeiro sagrar-se Campeão Nacional já na próxima etapa. Nos Sub-18, Diogo Conceição também está bem colocado para voltar a alcançar o título, no entanto a competição está muito renhida, e só no final é que o atleta do SCS poderá festejar ou não a vitória final. O Skimboard Feminino também está nas mãos das atletas do SCS, mais concretamente Sofia Lopes, Filipa Pinto e Maria Inês Fontan, com fortes possibilidades de Sofia sagrar-se Campeã Nacional já na próxima etapa. Na categoria Open, Emanuel Embaixador tem-se apresentado em excelente nível, no entanto está na vice-liderança do Circuito, uma vez que o actual campeão, Hugo Santos, tem continuado muito forte; no entanto a diferença de nível é cada vez menor, e a esperança do Emanuel se sagrar Campeão Nacional continua intacta.


Nos campeonatos nacionais de Bodyboard, 2008 tem sido um ano de transição, uma vez que a participação de atletas do SCS tem ficado um pouco abaixo daquilo que se verificou em anos anteriores. No Circuito Nacional de Bodyboard Open, com duas etapas já disputadas, Bruno Franco e Gastão Entrudo são actualmente os representantes do SCS na classificação; enquanto o primeiro está a ter um ano regular, à porta dos Top-30, o segundo só conseguiu participar na 2ª etapa, devido a uma lesão que o tem limitado severamente. Após a grave lesão sofrida em 2007 no Hawaii, Gastão Entrudo volta a sofrer uma lesão grave, desta feita no joelho, que tem limitado o seu treino e a sua participação nas competições. No Bodyboard Feminino, o SCS está a ser representado por Joana Santos, que participou na 2ª etapa do Campeonato Nacional, que decorreu a semana passada na Figueira da Foz. No Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças (que já conta com quatro etapas disputadas), e como tem sido tradição nos últimos anos, o SCS tem marcado presença com uma equipa muito unida de atletas da sua escola de bodyboard. Na categoria Feminino Sub-18, Filipa Silva, uma das mais novas atletas em competição, continua a evoluir, sempre com a esperança de chegar aos lugares cimeiros dentro de poucos anos. A categoria Sub-16 é aquela que conta com mais bodyboarders do SCS em prova, nomeadamente Marco Polido (que ocupa a 13ª posição), Manuel Gomes, Luís Faria, Alexandre Morley e Tomás Villar. Nos Sub-18 o melhor atleta do SCS é Paulo Sequeira, com destaque ainda para as participações de Luís Miguel Aflalo e Carlos Jorge, este último a participar parcialmente no Circuito. Deste grupo de atletas, Marco Polido é o melhor colocado alcançar a finalíssima, prova na qual só podem participar os atletas com as melhores classificações ao longo do ano.


A nível mundial, o SCS tem neste momento dois atletas nessa luta. O jovem Gastão Entrudo tem sido o principal representante das cores do SCS pelo mundo fora, tendo competido no passado mês de Março na 2ª etapa do Circuito Mundial, que decorreu na Praia Brava, no Brasil. Gastão terminou a prova como Top-16 mundial, classificação que espera (pelo menos) manter até ao final do ano. Infelizmente logo após ter retornado do Brasil, Gastão Entrudo lesionou-se com alguma gravidade, estando neste momento no final da fase de recuperação, pelo que já está a participar em algumas competições regionais e nacionais, de modo a ficar em forma para o seu próximo grande desafio, a 3ª etapa do Circuito Mundial, que se vai realizar na temível onda de Shark Island, na Austrália.


Outro atleta do SCS que está de olho no Circuito Mundial é o surfista Ivo Anselmo, que tem participado em algumas provas do WQS europeu (World Qualifying Series - Circuito de Qualificação), com destaque para a sua participação no Vendée Surf Pro (WQS 4*), onde alcançou a ronda de 64 atletas.



Boas ondas,

--
Surf Clube de Sesimbra
http://www.scs.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário